top of page

Depressão

  • Foto do escritor: Psicóloga Patricia Sacchi
    Psicóloga Patricia Sacchi
  • 6 de fev. de 2020
  • 3 min de leitura

Atualizado: 16 de abr. de 2020

Escrevi um texto sobre Depressão, ficou um pouco longo mas acredito que dê para entender como é a vida de uma pessoa com Depressão e o que podemos fazer para ajudar. - Depressão é acordar todos os dias, vestir um sorriso no rosto e dizer "estou bem" para a sociedade que insiste em querer que todos sejam perfeitos e felizes. Mas ao chegar em casa, você coloca sua cabeça no travesseiro e lágrimas escorrem pelo rosto e no dia seguinte você veste um novo sorriso para não mostrar o quanto você está sofrendo.

Depressão não é só ficar na cama, na escuridão, solitário (a), há quem fique, claro! Mas também existem aqueles que levantam todos os dias da cama, vestem sua melhor roupa e sorriso e enfrentam mais um dia fingindo estar tudo bem, mas não está. Não é mesmo?

Depressão é viver cada minuto como se fosse o último. A dor é imensa, o vazio é grande. Você não quer morrer mas a dor te mata a cada segundo. Você olha em volta em busca de algo que mate essa dor para conseguir viver em paz e se ver livre dela e não de você. Pelo contrário, você quer viver mas sem essa dor.

Depressão é ver tanta gente falando sobre isso e querendo ajudar o colega ou um membro da família, mas no momento em que procura-se essa pessoas, elas apenas dizem: "Isso é falta de fé!"; "Você precisa buscar Deus"; "Tenha mais força de vontade"; "ISSO VAI PASSAR" (essa ganha, é a que mais se ouve); "É só uma fase"; "Tenta pensar positivo"; "A vida é difícil para todos"; "Procure algo para ocupar sua mente" "Não consigo te entender, você tem tudo. É melhor você procurar um médico";

Depressão é você ter que ouvir tudo isso e ninguém querer te ouvir. Afinal, você só quer que te ouçam, sem julgamentos. É você lutar todos os dias com essa dor e saber que as pessoas só falam mas não querem te ajudar (algumas até tentam, mas não conseguem. Só pioram). Elas não entendem que apesar de termos nossa Fé, de buscarmos formas para não sentirmos isso, a nossa dor continua lá, fazendo nós e apertando cada vez mais, como se fosse uma corda amarrada em nosso corpo. E as pessoas querem que ficamos bem de uma hora para a outra, só porque disseram meia dúzia de palavras...

Depressão é viver como se o mundo tivesse perdido o brilho, a cor ... é como se o ar tivesse sumindo também.

Depressão é entrar nas Redes Sociais e ver tantas tragédias, cachorros e pessoas sofrendo, ver pessoas reclamando do País. E ao tentar pedir socorro, elas estão ocupadas demais e você passa despercebido. Algumas alegam que existem algo pior acontecendo no mundo e seu sofrimento não é tão grande. Mas também tem aquelas pessoas que postam suas vidas perfeitas e faz você pensar: "Porque eu também não mereço uma vida assim?!"; "O que estou fazendo que não consigo sair do lugar e fulano consegue. Afinal ele tem uma vida perfeita, não tem problemas e eu aqui enfiado nesse buraco, sem saída";

Depressão é acordar um dia super animado e no outro sentir o dobro da dor em nossa alma...

Depressão é você sofrer por infinitas coisas que já passou e sofrer de Ansiedade por um futuro incerto, que você não sabe se irá chegar ou o que irá acontecer...

Depressão é você esperar um abraço de alguém e esse alguém te soltar da corda que está te apertando e matando você aos poucos.

Depressão é ter que fingir que está tudo bem para que ninguém te julgue ou te chame de fraco (a).

Depressão NÃO É FRESCURA. Depressão NÃO É FALTA DE DEUS. Depressão NÃO É FALTA DE TRABALHO. DEPRESSÃO É COISA SÉRIA!

Existem profissionais que só querem dinheiro, cobram o olho da cara para te ajudar. Existem médicos que querem te entupir de medicamento para você parar de "sofrer", mesmo sabendo que sua dor irá ficar ali, hibernada.

Mas existem profissionais que podem te abraçar e ajudar a soltar a corda que te prende. Há profissionais que podem enxergar o que é melhor para você, seja o uso de um medicamento ou terapia, ou até mesmo os dois juntos. Até mesmo porque, se você conciliar o medicamento com a terapia, você conseguirá aliviar-se dos sintomas através do medicamento e com a terapia o Psicólogo irá te ajudar a desamarrar os nós para que você consiga se ver livre da dor, do vazio e de todas as emoções e situações que vem te machucando.

Busque ajuda de um profissional!

Você é mais do que sua dor. Você irá conseguir vencer mais esse obstáculo de sua vida.

E lembre-se: DEPRESSÃO NÃO É BRINCADEIRA!

(Texto de: Patricia D. Sacchi)

Se você gostou do texto dê um like e caso queira acrescentar algo, deixe nos comentários, toda opinião é bem vinda!

ree

 
 
 

Comentários


  • Facebook
  • Instagram

©2020 por Psicóloga Patricia Sacchi.

bottom of page